Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Boinas de Polimento

Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre Boinas de Polimento

A escolha das Boinas de Polimento, compostos de polir e técnicas aplicadas geram muitas dúvidas para os profissionais no mundo de estética automotiva.

Nesta postagem do blog, queremos responder algumas perguntas frequentes sobre boinas de polimento: 

Que diferentes tipos de Boinas de Polimento existem?

As boinas de polimento podem ser inicialmente diferenciadas de acordo com o tipo de polimento, ou seja, o tipo de material, tipo superfície a ser polida: 

  • Boinas de polimento feitas de espumas;
  • Boinas de polimento combinadas (sanduíche) feitas de espumas com diferentes propriedades;
  • Boinas de lã ou boinas combinadas com lã sobre uma camada de espuma; 
  • Boinas de microfibra, como uma camada de poliéster;
  • Boinas de feltro para polimento de vidro.

O Que é Melhor? Lã, Microfibra ou Espuma?

Todos esses tipos de boinas de polimento coexistiram pacificamente lado a lado durante anos, então, cada tipo de Boina de polimento tem sua própria utilidade. 

Para uma resposta precisa, uma formulação de requisitos deve primeiro ser criada. 

Dependendo da situação em questão, ou seja, saúde do operador, poluição de ambiente, escolha da máquina, habilidades de polimento, qualidade, condição da superfície e compostos de polimento usados. Após verificar os critérios, uma recomendação poderia ser feita.

Por Que Existem Diferentes Tamanhos de Boinas de Polimento?

A espessura da boina de polimento ou o diâmetro e o tamanho da era a ser polida determina o tempo necessário para o tratamento completo de uma superfície. Além disso, o perfil da superfície da pintura influencia a escolha do tamanho apropriado da Boina de polimento. 

Com uma boina de polimento de Ø150 ou Ø160mm, você pode cobrir grandes áreas de pintura mais rapidamente.

No entanto, dependendo do tipo de Boina de polimento, a superfície de contato de Ø150 ou Ø160mm de Boinas de polimento pode apenas atingir ,ligeiramente ou não se adaptar às dobras e protuberâncias de uma superfície pintada. Este também é um problema para peças de chapa metálica estreitas na área do pilar A ou C. 

Boinas de polimento Ø85 ou Ø45mm resolvem o problema e são muito adequadas para o processamento de superfície em curvas ou difícil de acesso como para-choques e espelhos laterais. Os cantos de chapa e as áreas estreitas de pintura também podem ser removidas com muito mais conforto e sem respingos de compostos de polimento.

A Descrição do Produto da Boina de Polimento/Espuma de Célula Aberta e Célula Fechada. O Que Esses Termos Significam?

Célula aberta e célula fechada são tecnologias de fabricação de espuma. No caso de célula fechada, pode-se falar em bolhas reais. Aqui, cada inclusão de ar na espuma tem sua própria parede célula fechada.  

As boinas de polimento de células fechadas têm alta resistência à compressão, porém abrasividade mais fraca e baixa condutividade térmica. 

Com as células abertas, as paredes das bolhas de ar são deliberadamente dissolvidas no processo de fabricação. A rigor, não há mais células aqui, mas uma estrutura de grade de espuma que pode ser penetrada por ar e líquidos.

Como a Dureza de uma Boina de Polimento Afeta o Corte?

Uma questão importante, a escolha certa da boina de polimento. As propriedades de uma boina de polimento são o tamanho da célula e a resistência à compressão. No final, os dois parâmetros decidem sobre a dureza e a abrasividade (corte) da boina de polimento. 

A regra prática: quanto mais rígida e dura for a Boina de polimento, maior será o corte. 

A explicação é simples: quanto maiores as células, mais espessa deve ser a parede celular, dependendo do processo. Quanto maior a resistência à compressão, mais pressão de contato pode ser gerada na superfície com o resultado de maior atrito.

Por Que Composto de Polimento Corte de Alta Remoção São Recomendados para Uso com Boinas de Polimento de Corte de Alta ou Média Remoção? Composto de Polimento de Acabamento (Refino) de Alto Brilho para Boinas de Polimento com Densidade Macia?

A recomendação da combinação de boina de polimento de corte de alta remoção e composto de polimento corte de alta remoção garante a máxima eficiência de remoção de camada de verniz em uma única etapa de polimento.

A combinação de uma boina de polimento com densidade macia e um Composto de polimento de acabamento (Refino) de alto brilho garante que o acabamento da pintura seja mais lisa. 

Ambas as combinações não são regras vinculativas. 

Você pode também usar Composto de polimento de acabamento (Refino) de alto brilho junto com Boinas de polimento de corte de alta ou média remoção. Você se concentraria quase que apenas na abrasividade da Boina de polimento e dependendo das propriedades da espuma e da máquina de polimento gerariam as marcas de hologramas. 

O inverso também é verdadeiro com uma Boina de polimento com densidade macia e Composto de polimento de acabamento (Refino) de alto brilho. Aqui seria o polidor que assume o desempenho abrasivo. A Boina de polimento com densidade macia também teria a dificuldade de “empurrar” o composto de polimento de acabamento (Refino) de alto brilho e relativamente seca sobre a verniz – o que resultaria em grumos.

Posso Aumentar a Taxa de Remoção de uma Boina de Polimento Aplicando Pressão?

É lógico que uma pressão mais alta cria forças de atrito mais altas. Mas, especialmente com máquinas excêntricas, a regra de ouro é: uma Boina de polimento em uso permanente em altos níveis de máquina não deve ser comprimida em mais de 1/2 (melhor ainda 1/3) de sua altura de construção devido à pressão de contato. 

Quando você aperta uma Boina de polimento completamente, três coisas negativas acontecem: 

  • Os dutos de ar na espuma perdem sua capacidade de garantir o gerenciamento térmico;
  • A superfície de contato adere à pintura devido às altas forças de atrito; 
  • E a capacidade da espuma de permanecer flexível por meio das forças de cisalhamento e de suavizar os movimentos orbitais violentos da máquina no lado do Velcro é extremamente reduzida. Esta condição leva ao superaquecimento da espuma, aderência das paredes das células e rachaduras de crescimento rápido na estrutura da espuma, provocando danos irreversíveis.

As Boinas de Polimento com Corte Cônico são Melhores do que as Boinas de Polimento Padrão?

A taxa de remoção de verniz com uma Boina de polimento não é determinada pela forma, mas pelas propriedades do material. Mas uma certa forma e tamanho da Boina de polimento podem oferecer algumas vantagens de processamento, dependendo do tipo de máquina e do curso da superfície. 

As Boinas de polimento com corte cônico têm uma estrutura de material fina, mas flexível na área da borda, que facilita alcançar os pontos difíceis de acesso e se adapta melhor nas curvaturas. As Boinas de polimento de perfil padrão, conseguem uma pressão uniforme para superfície plana.

Perfuração Central em Boinas de polimento – Importante ou Não?

A perfuração central:

  • Ajuda em funções de resfriamento entre superfície polida e da Boina de polimento;
  • Diminui o empastamento de Composto de polimento no centro de Boina de polimento; 
  • Ajuda imensamente na fixação e remoção rápida da Boina de polimento na Suporte.

Qual é o Papel da Boina de Polimento com Estrutura de Várias Camadas e Espessura das Espumas?

A resposta a essa pergunta está na física, mais precisamente nos fundamentos da mecânica. As espumas são flexíveis. Isso é bom porque eles cedem quando você empurra, mas é ruim porque eles cedem quando você puxa.

Mais precisamente: as espumas estão sujeitas ao efeito da força de cisalhamento em caso de movimento excêntrico.

Se colocarmos uma Boina de polimento em uma superfície com verniz e começarmos a puxá-la lateralmente no Velcro sob leve pressão, a espuma inicialmente sairá apenas no lado do Velcro devido às forças de fricção com a superfície. Em algum ponto, o movimento de tração se propaga com tanta força para as camadas inferiores da Boina de polimento que elas superam a força de atrito.

Somente a partir deste momento a Boina de polimento pode ser puxada de um lado para outro. E só a partir deste momento a camada da espuma intercalada com o polimento fica sujeita ao movimento excêntrico. Agora estamos prontos para tirar a conclusão lógica mais importante das explicações teóricas. Quanto mais estreita (e mais dura) a camada de espuma, menor será a perda de movimento do curso e maior será a eficiência do polimento. E é exatamente aí que reside o efeito desejado. As Boinas de polimento com estrutura de várias camadas finas é mais eficiente / rápida, especialmente com um curso curto de 3-10 mm.

Este sistema proporciona redução da vibração máquina / mão, preservando a saúde do operador. 

Outra vantagem pode ser apresentada pelo menos teoricamente. As modernas boinas de polimento são todas fabricadas pelo processo de célula aberta. Assumindo a pressão de polimento correta, isso significa uma melhor transferência de calor com camadas de espuma finas. Isso protege a ligação da espuma/espuma/velcro e contribui para a vida útil da boina de polimento.

Quantas Boinas de Polimento Preciso para Polir um Veículo?

Um processo clássico de polimento em 2 etapas. 

Na primeira etapa, a remoção da camada verniz com o auxílio de uma Boina de polimento de corte de alta ou média remoção e Composto de polimento corte de alta remoção. As partículas de verniz removidas e os resíduos de polimento se depositam gradualmente na estrutura da Boina de polimento e ali permanecem. Quanto mais você polir, mais resíduos indesejados entram em contato com a superfície do verniz. Dependendo do tamanho da célula e da quantidade de composto de polimento, isso pode levar à inevitável formação de holograma e uma redução no desempenho de polimento. É claro que a Boina de polimento também pode ser limpa com uma escova, mas isso só deve ser feito superficialmente. Aí vem o ponto em que há necessidade de maior descontaminação da Boina de polimento. 

Uma Boina de polimento para cada lado do veículo (capô + frente, teto direito, esquerdo, traseiro). Isso permite que você obtenha um polimento mais rápido e mais confortável. Limpe todas as Boinas de polimento juntas mais tarde. Além disso, ao dividir o desgaste mecânico, as Boinas de polimento duram mais.

Na segunda etapa de polimento de alto brilho, uma menor espessura da camada de verniz é removida e menos composto de polimento é usado.

Portanto, a necessidade de Boinas de polimento também pode ser reduzida. 2-3 boinas de polimento também são recomendadas aqui. Tenha em mente que não só os argumentos acima mencionados em favor de mais Boinas de polimento por etapa contam, mas erros de operação imprevistos também resultam em uma troca imediata da Boina de polimento. Isso inclui defeitos devido ao contato com bordas afiadas, contato com o chão/sujeira, defeitos de material, etc.

As Boinas de Polimento Podem Ser Reutilizadas?

Sim, as boinas de polimento podem perfeitamente serem reutilizadas, várias vezes. Especialmente seguindo a recomendação de 2-3 Boinas de polimento por etapa com um Suporte para Boinas de polimento adequado, o que irá aumentar o tempo de vida útil da boina de polimento.

O primeiro polimento ocorre sem interrupções e em seguida, a limpeza é realizada. Essa otimização de processo pode economizar muito tempo, especialmente no uso comercial. A maioria das Boinas de polimento podem ser descontaminadas, limpas por processo mecânico ou químico sem grandes restrições.

Como Faço para Limpar as Boinas de Polimento Corretamente?

Para limpeza das boinas de polimento seguem algumas regras básicas:

  • Quanto mais fresco for o resíduo de polimento ou cera, mais fácil será removê-lo. Não deixe suas boinas de polimento sujas secarem ao ar por horas ou dias;
  • Recomendado usar um agente de limpeza para boinas de polimento. Isso serve para amolecer a sujeira com muito cuidado e melhora o resultado da limpeza;
  • A limpeza mais intensiva é realizada com lavadora das boinas de polimento;
  • A lavagem manual das boinas de polimento com um pouco de agente de limpeza, primeiro amaciando a estrutura da superfície da espuma e depois lavando sob um jato de água;
  • Secar com máquina de polir em baixa rotação ou com jato de ar.

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